Saiba como se preparar para uma trilha

A gente sabe que é preciso saber muito bem como se preparar para trilha para não ter nenhum imprevisto no passeio, não é verdade? É uma forma de viver cada segundo dessa experiência da melhor forma, com os equipamentos certos para garantir que tenha sempre água gelada ou uma refeição quentinha na hora certa e também ter a oportunidade de conhecer outros lugares incríveis que ainda não são tão explorados pelos amantes dessa aventura.

Neste conteúdo, a gente conta algumas dicas para você ficar de olho e poder curtir bastante quando estiver por aí curtindo esse mundão. Confira!

Escolha roupas adequadas

Quem já se aventurou por aí em alguma trilha com certeza já deve ter notado que a escolha das roupas certas faz toda a diferença para esse momento. Antes de mais nada, é preciso entender e avaliar qual é a trilha que vai fazer, os níveis de dificuldades e todas as outras particularidades, porque isso influencia nas roupas que mais vão trazer comodidade e segurança.

Calçados, por exemplo. Existem locais que um par de tênis feito com produtos de qualidade e que tenha um solado anti-derrapante consegue atender. Mas há outros que o terreno é muito acidentado. Você vai passar por muitos obstáculos (que todos os fãs de trilha amam), subir e descer pedras, enfrentar morros íngremes e tudo mais que vão exigir botas específicas para trilhas. Nada de chinelos ou tênis velhos, ok? Sua segurança em primeiro lugar!

É preciso ter atenção até mesmo para as meias. Meias de algodão não são recomendadas, porque elas vão fazer com que seus pés suem mais e aumente o atrito. Consequência? Bolhas que vão incomodar bastante e podem até prejudicar a continuação do passeio.

Para carregar as suas coisas, use sempre mochilas. É legal colocar também roupas extras, pois imprevistos sempre acontecem. Vai que você pega uma chuva que não estava na previsão? Com o tempo seco essa troca pode ser feita de forma muito simples.

Também indicamos que as camisetas e camisas sejam aquelas que tenham proteção solar. Mochileiros que estão nessa aventura há mais tempo certamente já devem ter ficado em algum momento com os ombros queimados, não é verdade? Mesmo com o protetor solar, isso é comum de acontecer. Por isso, opte pelas roupas com proteção UV, você não vai se arrepender!

Defina a trilha que vai fazer

Chegou o momento de definir a trilha que você vai fazer. Como elas são separadas por nível de dificuldade (que levam em consideração tanto as inclinações durante o trajeto e também a extensão), é importante levar em conta a sua experiência até aquele momento.

Se já está mais acostumado com aventuras e há um bom tempo já curte atividades assim, não tem problema nenhum optar por algumas mais desafiadoras. Lembrando sempre que é importante entender quais são as normas daquele local e sempre cumprir com os requisitos de segurança recomendados pelas autoridades. As trilhas mais seguras são aquelas que tem acompanhamento constante dos governos locais e contam com sinalização sobre o que é ou não permitido ali.

Inclusive, essas trilhas sempre contam com profissionais do local que vão acompanhando os aventureiros. E quando escolher o seu destino, pesquise experiências de outras pessoas que já passaram por ali.

É o modo mais seguro de entender como é, na prática, o trajeto, os desafios enfrentados, as principais recomendações, entre outros pontos. Existem muitos blogs de pessoas que amam essa atividade e sempre deixam as suas experiências para que outros aventureiros também possam se aprofundar mais no assunto.

Ao escolher o seu local, também faça uma pesquisa sobre como está o clima naquela região. Há locais no Brasil, por exemplo, que os períodos entre outubro e março são mais chuvosos, enquanto outros a chuva se dá nos meses do inverno. É sempre importante ter esse conhecimento para avaliar os aspectos de segurança em diferentes contextos.

Não esqueça da hidratação

Claro, não podemos tratar sobre trilha sem se esquecer da hidratação. Por isso, já coloque a sua garrafa térmica Stanley na mochila e leve água que possa atender às suas necessidades durante todo o percurso.

Também é importante levar alguns lanches bem leves para garantir que você tenha energia para completar todo o trajeto. O ideal é optar por snacks que não se estragam facilmente. Algumas dicas são: castanhas, barrinhas de cereal ou proteicas, frutas que sejam mais firmes e que não vão se desfazer na mochila, entre outros.

Muita gente que faz trilhas gosta de levar alguns sanduíches naturais. Mas tenha atenção com a temperatura daquele dia, ok? Caso contrário, eles também podem estragar.

Entenda quais são os principais equipamentos para levar

Para a escolha dos equipamentos, também é importante que você entenda quais são as principais características daquela trilha que vai fazer, além de fazer uma análise sobre o seu passeio em si. Se você for fazer um trajeto que vai acampar ao final dele, é preciso ter atenção quanto ao uso das lanternas, barracas, saco de dormir e isolante térmico.

Não pode se esquecer dos itens de higiene pessoal. Levar roupas leves que sequem mais rápido, botas, escovas e pasta de dente, toalhas de banho que também secam rápido, lenços umedecidos etc.

Com certeza quando chegar à noitinha você e seus amigos vão querer preparar algo bem quentinho e gostoso para comer, não é mesmo? E se você fica desanimado para fazer trilha e acampar porque esses itens são muito grandes e difíceis de carregar, não se preocupe. É só separar seu kit acampamento da Stanley que já vai contar com tudo que você precisa. São 21 peças para que toda a turma possa cozinhar e respirar o ar puro ao mesmo tempo, sem nenhuma dor de cabeça.

Para tomar um café quentinho no dia seguinte, não deixe de levar a garrafa térmica e o seu Cump Mug. É a chance de você ter a oportunidade de se sentir cheio de afeto com o sabor inigualável dessa bebida mesmo em um lugar bem distante.

Com ele, tudo o que for necessário para a cozinha já vai estar ok: frigideiras, panelas, pratos, garfos, secador, colher de servir, enfim… muita praticidade para que viva essa experiência da melhor maneira possível!

Não se esqueça dos kits de primeiros socorros, pois é sempre importante estar preparado para os imprevistos. Pinças, analgésicos de venda livre, fitas adesivas, repelentes, curativos e outros materiais que são importantes em qualquer incidente.

Outros equipamentos importantes que podem ser levados:

  • bastões para caminhada;
  • capa de chuva;
  • luvas;
  • sacolas plásticas para armazenar o lixo;
  • casaco corta-vento, entre outros.

Viva altas aventuras

Após seguir todas as dicas que a gente apresentou, é só viver altas aventuras. São elas que vão contribuir para que você tenha históricas incríveis para contar. É a sua oportunidade de criar memórias e marcas que vão ser repassadas de geração para geração.

Cada segundo de sua vida pode ser memorável e lendário! Aproveite bastante e compartilhe todas as experiências com pessoas que também gostam de passar por todos esses momentos.

E então, o que achou de conhecer algumas dicas úteis sobre como se preparar para trilha? Como a gente viu, é a oportunidade de se aventurar com segurança, muita alegria e ter a possibilidade de usar equipamentos e itens que vão facilitar muito as suas andanças por esse mundão.

Se deseja ler mais conteúdos que tragam dicas e novidades sobre diferentes assuntos, é só acessar o blog da Stanley!

Faça parte da nossa Legião
Redes Sociais

Posts que você pode gostar de ler também:

Pesquisar